"A inflação é sempre e em todo lugar um fenômeno monetário" -Milton Friedman
"Inflação é uma escolha" -Kevin Warsh
A única causa da inflação - que significa perda do valor do dinheiro resultando em aumento constante e generalizado de preços - é a emissão descontrolada de moeda pelo Estado.
Essa emissão é uma escolha que o Estado faz.
A inflação não é provocada pela escassez de produtos. A escassez causa um aumento temporário de preços; os preços voltam a cair quando os produtos reaparecem.
A inflação não é causada por excesso de consumo; depois de algum tempo a produção aumenta, satisfaz a demanda, e os preços caem.
A inflação não é causada por ganância de produtores. Se algum produtor aumentar demais o preço do seu produto outros produtores aproveitarão para vender mais barato e conquistar mercado.
O aumento de preço de um ou dois produtos não é inflação. É apenas aumento de preços. Preços flutuam o tempo inteiro; em determinada época a couve-flor e o tomate estão mais caros na feira; depois os preços caem. Depois sobem de novo.
Inflação é o aumento constante e generalizado de preços. Quando a inflação acontece todos os preços sobem e não descem mais. É o que sempre acontece no longo prazo em quase todas as economias ocidentais.
Em 1994 era possível comprar uma dúzia de ovos por 1 real. Hoje - em 2025 - uma dúzia custa R$ 14 no mercado aqui perto. Um dia a dúzia de ovos vai custar R$ 500. Não há nenhuma dúvida disso, porque a moeda brasileira está sempre perdendo valor. A única dúvida é quando isso vai acontecer.
Essa perda aparentemente irrefreável de valor do dinheiro é a inflação. Só que ela não é acidental e nem irrefreável. A inflação é provocada deliberadamente pelo Estado quando ele, através do Banco Central, emite moeda.
O único culpado pela inflação é o Banco Central, que desvaloriza o dinheiro para atender aos interesses do Estado.
Mas por que isso acontece? Por que a moeda não pode manter o seu valor? Para responder a isso eu escrevi 3 artigos (os links estão abertos apara acesso livre):
Para entender o que é inflação e como o Estado a provoca: https://revistaoeste.com/revista/edicao-242/a-inflacao-e-um-crime-o-criminoso-e-reincidente/
Para entender o mecanismo usado pelo governo para emitir dinheiro: https://revistaoeste.com/revista/edicao-260/inflacao-o-mecanismo-da-pobreza/?gift=99ec3412dd497b0a00b4857d5f45fcec
Para derrubar a mentira de que “um pouco de inflação” é saudável e necessário: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/o-consenso-inflacionario-por-que-o-dinheiro-sempre-se-desvaloriza/?gift=973d3ecaab2132570d14dbede5b20b99